4/01/2013

Tirando Manchas


Olá meninas...


Resolvi colocar o marcador "em casa" pois é um assunto que nem só as mamães precisam saber!! Quando o Lucas começou com as frutas e papinhas umas amigas logo disseram: se prepare para as manchas! Como eu uso babador de plástico para as refeições e ele come no cadeirão, dificilmente suja a roupa com comida, massss só quero ver daqui um tempo. Por enquanto a sujeira da roupa dele é de sair engatinhando por tudo.

Acabei recebendo um e-mail com dicas para tirar as manchas e resolvi compartilhar!!


 Dica: Sempre lavar o mais rápido possível com sabonete branco. Quanto mais recente a mancha mais fácil de remover.


maioria das manchas pode ser removida com sabonete branco e água. Se forem manchas mais difíceis/secas, utilizar água quente.
Esfregar sabonete na parte manchada (roupa seca) e deixar de molho por algumas horas.
Caso não saia com sabonete branco, você pode tentar:

Manchas de Caneta
São removidas com algodão embebido em álcool. Colocar sobre a mancha e trocar sempre que o algodão absorver toda tinta até que saia a mancha. Ou colocar leite sobre a mancha de deixar de molho por algumas horas.


Roupas Manchadas de Mofo
Para tecidos brancos: molhe a mancha com limão e deixe exposto ao sol até secar, se necessário repita a operação. Depois lavar com água e sabão, e deixar secar ao sol.


Nos tecidos de cor mergulhar a parte manchada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco.
Algumas manchas de mofo que aparecem com pontinhos pretos são muito difíceis de sair. Para estas deixe a peça de molho em água bem quente com sal até a água esfriar. Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha um pouco de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.
Manchas na lavagem com roupas de outra cor
Não deixe secar a roupa manchada.   Coloque-a em uma panela com água com um pouco de sabão em pó e dê uma fervida até sair a mancha. Depois lavar normalmente.

Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode.
E se forem coloridas, verifique se a cor é firme e não desbota.

Manchas de sangue
Coloque leite sobre a mancha (seca ou molhada) e deixe agir até a mancha desaparecer. Depois lavar normalmente.  O leite pode ser substituído por água oxigenada.


Manchas de frutas
Coloque um pouquinho de leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. Deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair. E lavar normalmente.

Manchas amareladas de Desodorante e cheiro de suor (somente para roupas claras)
Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de suco de limão. Coloque sobre área manchada, deixe por meia hora, enxague e lave normalmente.

Cuidado para tecidos muito delicados. Podem danificar-se.

Manchas de Ketchup/Mostarda 
Aplique vinagre branco e lave em seguida



Brilho de ferro em roupas pretas/escuras
Se sua roupa preta ficou com brilho adquirido pelo uso e pelo ferro de passar, na hora de passar, passe levemente na região uma esponja macia embebida numa solução de água e anil líquido bem forte (encontra-se em supermercado).
Em seguida passe normalmente, protegendo a roupa com um paninho limpo.


Roupas de couro
Sua roupa de couro ficou com aquelas manchas brancas, Faça uma mistura de água e vinagre em partes iguais e passe na roupa de couro limpa e seca. Deixe secar.

Calcinhas e sutiãs
Estas podem amarelar depois de várias lavadas, para que isto não aconteça, você pode deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las.
Nunca torça, dê uma espremida para retirar o excesso de água. E não use ferro de passar.

Guardando peças sem muito uso
Roupas e outros tecidos (cama, mesa, banho) geralmente ficam amarelados se guardados por muito tempo, sem uso.

Para evitar manchas, guarde estas peças (totalmente secas) embaladas em saco plástico azul claro (sacos de lixo ou papel celofane).  
Se ainda assim mancharem, misture um pouco de água sanitária em agua quente e deixe a peça de molho até a mancha sair (é rápido. Não esqueça de molho…)
ESTA DICA VALE PARA PEÇAS BRANCAS/CLARAS que não mancham com água sanitária.


Cuidados com as roupas 
  • Na hora de lavar nunca misture roupas de uso pessoal com panos de limpeza, tapetes, etc.
  • Separe sempre as roupas brancas das coloridas na hora de lavar.
  • Tecidos delicados: Melhor é lavar a mão. Com sabonete branco.
  • Mantenha sempre unhas bem aparadas para evitar puxar fio de roupas. E cuidado com objetos que também possam danificar roupas delicadas.
  • Passando roupas pretas: Use sempre um paninho sobre a roupa. Não colocar ferro direto.
  • Roupas de lã: Lave sempre à mão. Na hora de secar, não pendure pois o tecido “repuxa”. Deixe secar a peça “deitada”.
  • Lingeries: Melhor lavar sempre a mão. Sutiãs com ferrinho não podem entrar na maquina. Estragam a estrutura.
  • Roupas de banho/biquínis/sungas: Geralmente são bem coloridas. O sabão em pó tende a desbotá-las. Lave sempre com sabão de coco. Na mão.
  • Quando utilizar água sanitária: não deixe respingar em outros tecidos. Mancharão.
  • Cuidado com varais suspensos, roupas de molho por perto, tapetes etc.
Roupas brancas
Para deixar suas roupas brancas sempre brancas, lave com sabão de coco e, antes de enxaguar coloque a roupa de molho com uma tampinha de álcool. Deixe de molho por 1h. Enxágüe normalmente (se preciso, acrescente um pouquinho de amaciante no enxágüe). ”Isso vai clarear e dar brilho”.
Serve para qualquer tecido.
Roupas que soltam tinta
Roupas que continuam soltando a cor depois da 1ª lavagem (desbotando) não devem ser lavadas com sabão em pó.Neste caso, lave sempre com sabão de coco.
Quando estiver soltando mto a tinta, deixe de molho em agua fria com um pouco de vinagre branco. Isso ajuda a fixar a cor.
Espero que tenham gostado das dicas!!

Xoxo
Thay







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Cantinho do Blog © Copyright 2012. Tecnologia do Cantinho do Blog