5/24/2013

Pão Fácil de Aveia

Olá meninas...


Hoje vou dar uma receitinha feita pela minha irmã!!

Esse foi o depoimento dela quando começou a postar suas receitinhas no face e instagram (@iriszattoni):

"Tive o privilégio de ser uma adolescente e adulta magra (ou muito magra), e nunca tive problema em comer o que eu queria e o melhor: na quantidade que tivesse vontade. Por volta dos 28 anos apresentei intolerância à lactose, e apesar de não ter um caso severo, não posso consumir leite “in natura” ou alimentos que o utilizem como base em sua preparação (como molho branco e sopas). Com mais ou menos 34 anos minha vida deu uma reviravolta e eu me deparei com uma realidade até então desconhecida: muito embora eu mantivesse os mesmos hábitos, infelizmente estava engordando cada vez mais, a ponto de perder grande parte de minhas roupas. Consultei endocrinologistas e eles me disseram que o aumento de peso estava relacionado à stress e por meu metabolismo estar muito lento. Em janeiro de 2013 inicie uma Reeducação Alimentar e uma rotina de atividades físicas, mas foi somente em meados de março que comecei a perder realmente medidas e peso. O segredo eu acredito que está nos alimentos termogênicos e aceleradores metabólicos que consumo diariamente: gengibre, canela, chás (verde, mate e de hibisco), pimenta... Além disso, eliminei de minha alimentação alimentos gordurosos, frituras, ricos em sódio, farinha branca, refrigerantes e doces (que na verdade eu nunca consumi em excesso, por isso está sendo tão fácil viver sem eles!). Como muita gente tem pedido minhas receitinhas, vou compartilhar aqui algumas coisas que fiz e aprovei! Espero que ajude a todos àqueles que têm o objetivo não somente de emagrecer, mas de manter uma dieta mais saudável em seu dia a dia. ;)"




Ingredientes

2 ovos médios (preferencialmente orgânicos
20 g de fermento biológico
250 ml de leite vegetal ou leite de vaca (ou água com mais 4 colheres de sopa de leite em pó diluído) a temperatura ambiente
1 colher(es) de sobremesa de açúcar orgânico
1/2 copo(s) americano(s) de óleo
1/2 colher(es) de sopa rasa de sal
300 g de farinha de trigo branca
100 g de aveia em flocos
100 g de farinha de trigo integral


Preparo:

Num recipiente pequeno, coloque o fermento no açúcar e mexa até ficar um líquido. E coloque no liquidificador junto com os ovos, óleo e o leite, e bata.

Numa outra travessa, coloque o trigo branco e integral, o sal e a aveia em flocos, e misture. Faça uma cova na massa e coloque o líquido do liquidificador aos poucos, e mexa com as mãos mesmo (você pode usar a batedeira se quiser, com a pá da batedeira para fazer pão, que parece uma “raquetinha”), sovando por uns 5 minutos.

Tira do recipiente e coloque na mesa com um pouco de farinha de trigo, e termina o processo de “secar” a massa, sem deixar a massa dura, ela deve ficar levemente grudenta.

Coloque a massa dentro de um saco plástico de cozinha (não tire o ar, a massa deve ter espaço pra crescer) e deixe crescer até dobrar de volume, quando então, divida a massa em 3, e modele os pães.

Se você quiser uma crosta de aveia no pão, como na foto, coloque 1 litro de água e misture 1 clara. Mergulhe o pão já modelado nesse liquido e empane num prato de aveia em flocos. E deixe crescer de novo (levedar).

Leve os pães na forma de pão untada com farinha, e leve ao forno médio (180C) pré-aquecido a 5 minutos, até ficar levemente alourado. 

Espero que gostem!!

Xoxo

Thay

*a receita foi extraída do site da nutricionista Priscila Di Ciero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Cantinho do Blog © Copyright 2012. Tecnologia do Cantinho do Blog