Olá meninas....
O bebê já pode enxergar a curta distância e ouvir claramente.
- contato visual e consegue seguir objetos com o olhar
- começa a demonstrar que está feliz com alguns barulhinhos
- pode ser que sorria socialmente
O bebê ainda tem o corpo duro e se movimenta em blocos. Também começa a sustentar a cabeça e aparecem os primeiros sorrisos para o cuidador, em resposta ao seu estímulo afetivo.
Caso o bebê ainda tenha dificuldades de afirmar a cabeça sobre o tronco, os pais precisam comunicar o pediatra, sem alarmismo. Para ajudar a estimular o pequeno, eles podem mostrar objetos coloridos, de diferentes formas, conversar perto e de ambos os lados para que ele vire a cabeça em busca do som. Tem início neste período a fase oral, e, por causa disso, começa a levar objetos a boca. Ele também usa o corpo todo para se comunicar e respeita o tempo da fala do interlocutor.
O bebê começa a ficar sentado com um apoio, que pode ser uma almofada, por exemplo. Os pais devem colocá-lo nesta posição por alguns minutos para fortalecer a coluna vertebral. No entanto, tempo demais pode sobrecarregá-lo. Algumas crianças podem começar a rolar pelo chão.
Aos 7 meses, o pequeno vocaliza vários sons indiscriminadamente e reconhece o tom de aprovação ou de desaprovação, quando um adulto fala com ele. Sua musculatura fortalecida permite que ele vire de bruços sozinho e se apoie nos antebraços para observar o ambiente.
No oitavo mês, de um jeito ou de outro, o bebê, vai atrás dos objetos que despertam sua atenção e, quando os alcança, experimenta virá-los, sacudí-los, virá-los, batê-los. É um curioso profissional! Para completar, descobre os prazeres da música e mexe o corpinho dançando para acompanhar os rítmos.
Os pais podem esperar até o nono mês para que o bebê consiga sentar sem qualquer apoio. Caso isso não aconteça, informe o pediatra. Nessa fase é comum ele se jogar para frente e, até o décimo mês, engatinhar. São poucos os que pulam essa etapa e aprendem a andar direto. No décimo mês, batem palminhas também.
Surgem os primeiros sinais de que os músculos estão firmes o suficiente para ele ficar em pé e aprender a caminhar. Não se trata de exagerar nos cuidados, mas de encorajar a criança com segurança. A interação com o bebê dará a você a medida certa de como agir em cada situação.
Nesta fase o bebê começa a balbuciar. Com mais algum tempo e um pouco de estímulo, o pequeno tagarela logo começa a disparar palavras completas, como mamãe e papai.
Ao longo do primeiro ano, eles aprendem - cada um no seu tempo - a marchar sem apoio. Até por volta dos 15 meses, espera-se que falem dissílabos como "mamã água" e "nenê colo".
O pequeno nesta fase apresenta a fala comunicativa e não só o que o cuidador consegue entender e interpretar. Após os 24 meses, se não houver fala, deve-se investigar o motivo do atraso. Aos 2 anos, eles também não são muito altruistas e compartilham pouco. Entre 18 e 30 meses, adoram brinca de faz de conta como dar banho em boneca e servir café para as "visitas". Os meninos brincam de transportar os caminhãozinhos e carrinhos.
Thay
Nenhum comentário:
Postar um comentário